Imprensa na Escola “BRICS BRASIL/2019: no jogo de poder internacional”

Publicado por Alexandre Uehara em

No dia 17/09/2019, o CBENI organizou o “Imprensa na Escola “BRICS BRASIL/2019: no jogo de poder internacional” para jornalistas convidados.

O evento contou com a abertura do Prof. Rodrigo Cintra (Diretor Acadêmico) que falou sobre “BRICS: sua função na ordem mundial” . A Prof. Dra. Denilde Hozlhacker apresentou sua visão sobre a participação brasileira nos BRICS e as perspectivas no atual governo. 

O Embaixador Fausto Godoy (coordenador do NENA) apresentou sobre “A ÍNDIA, O JOGO DO PODER NA ÁSIA E OS BRICS”. Ele analisou a posição da Índia no jogo de poder que se está configurando no Continente asiático com a emergência da China como superpotência econômica e política global, sobretudo no contexto  da “One Belt One Road Initiative” – a Nova Rota da Seda -, que o Presidente da China, Xi Jinping lançou em maio de 2017.

O Prof. Marcelo Zorovich (Coordenador de RI) falou sobre o Ambiente de negócios e as perspectivas de parcerias comerciais entre Brasil e China.

Na sua apresentação o Prof. Diego Coelho (coordenador do Observatório de Multinacionais da ESPM)  apresentou “Os BRICS e os Negócios Internacionais: novos desafios para comércio e investimentos” e como no atual cenário internacional, com o recrudescimento das políticas protecionistas, as estratégias governamentais e empresariais dos BRICS adquirem relevância, principalmente aquelas direcionadas à intensificação das relações econômicas entre os seus países. 

O Prof. Alexandre Uehara (coordenador do CBENI & DiC)  apresentou sua visão sobre as relações entre China e países africanos. 

O Prof. Demetrius Pereira (coordenador do NENE)  apresentou um panorama da participação russa nos BRICS, com foco na sua relação com o Brasil. 

Na palestra de fechamento do evento o Prof. Gunther Rudzit (coordenador do NENOM) tratou dos “Aspectos Geopolíticos BRICS, qual unidade?”. 

Categorias: Notícias