Membros do NENAM participam do Congresso IBGC sobre Governança na América Latina

Publicado por Alexandre Uehara em

No dia 03/09/2019, os estudantes Pollyana Candiani e Gustavo Melaragno (membros do NENAM) participaram do 20º Congresso IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa) na sessão “Estatais na América Latina”, dentro da série Diálogos sobre Governança Corporativa.

O evento teve como palestrantes, Danilo Gregório, gerente de advocacy do IBGC; Paula Nuñez, coordenadora do programa de gestão pública do CIPPEC; Manuel Sánchez, coordenador de trabalho da Transparência Internacional; Maria Fernanda Ballesteros, coordenadora de regulação e concorrência econômica do México Evalúa.

Os temas abordados foram: 

  • Argentina (CIPPEC): o que avançou nos últimos anos e o que falta aperfeiçoar na agenda do governo argentino em prol da transparência, governança, integridade e desempenho de estatais;
  • Brasil (IBGC): evolução e deficiências de práticas de governança corporativa de sociedades de economia mista listadas em bolsa de valores;
  • México (México Evalúa): como as empresas mexicanas do setor elétrico estão encarando novo modelo de governança, na transição de um regime de monopólio para o de mercado aberto;
  • e, por fim, Venezuela (Transparência Internacional): corrupção, relações com crime organizado e benefícios extraídos de empresas públicas por governo chavista.

Ao final do evento, houve  a participação da audiência com perguntas direcionadas aos convidados, onde os membros do NENAM puderam direcionar uma pergunta à palestrante Paula Nuñez, questionando sobre sua visão dos candidatos a eleição presidencial argentina, em especial de Mauricio Macri e Alberto Fernández, em seus posicionamentos tanto para o combate da corrupção, como também possível implementação de novas medidas para auxiliar na construção de uma governança pública efetiva.

Outro ponto da palestra interessante análise foi a apresentação de Manuel Sánchez que mostrou as relações complexas e herméticas entre a governança pública e corporativa no seu país, que estabeleceu uma cultura de corrupção endêmica diante de diversos setores industriais, políticos e de movimentos sociais; que, não só tornam a crise cada dia mais delicada e insolvente, como também impedem o estabelecimento de um sistema de governança pública eficaz na Venezuela. 

Na visão dos analistas Pollyana Candiani e Gustavo Melaragno, o evento foi muito importante para compreender as relações público-privada nos mais da América Latina. Nas palavras dos estudantes foi “muito importante ouvir os relatos de especialistas sobre a situação na Venezuela, bem como as perspectivas de de governança corporativa e corrupção em países de importante análise na américa latina como México e Argentina”. Na conclusão de Pollyana e Melaragno atender o 20º Congresso IBGC “foi além de instigante a nós analistas junior também agregará futuramente nas discussões e diálogos dentro do NENAM”.

Analistas NENAM Pollyana Candiani e Gustavo Melaragno